[ Case de marketing digital ] HZ escritório virtual: 3 vezes mais contratos fechados por mês

O trabalho de marketing digital desenvolvido pela Infomídia Comunicação e Marketing para a HZ escritório virtual mexeu radicalmente com a rotina da empresa. Como resultado da estratégia e das ações, o número de visitantes no site da HZ aumentou de 52 para 931 por mês em 6 meses, com pouquíssimo investimento em mídia. Como consequência, a empresa passou a gerar mais contatos, ter mais oportunidades e vendas fechadas. Antes das ações da Infomídia, o número de propostas apresentadas era de apenas 5 por semana. A partir do trabalho da Infomídia, o número passou a 35 propostas por semana em média, um salto de 700%.  Um case de marketing digital. 

A conversão das propostas em contratos cresceu consideravelmente. Antes eram apenas 5 contratos por mês em média. Agora, o departamento comercial está conseguindo fechar 15 contratos por mês em média, um crescimento de 300%.

Do total de potenciais clientes captados pela HZ no período, 49% tiveram como origem ações de marketing digital executadas pela Infomídia. Outro indicador de sucesso da estratégia criada pela Infomídia está no resultado da busca por “escritório virtual em Florianópolis”. É o primeiro resultado na busca orgânica.

“No começo do trabalho, o objetivo da Infomídia era chegar em 6 meses a 500 acessos por mês ao nosso site e blog. Em março de 2017, um mês depois, já estava perto de 500 acessos/mês. Em maio já tinha passado de 900 e em agosto chegou na casa dos 1000!!! Isso fez com que aumentasse muito a quantidade de propostas enviadas para clientes potenciais e, consequentemente, o número de contratos fechados. Resultado espetacular!”
Daniel Zohar, sócio da HZ escritório virtual

“Como responsável direto pelo departamento comercial da HZ, posso afirmar que o trabalho prestado pela Infomídia superou todas as minhas expectativas. Nosso site e blog tem vida, conversam com o potencial cliente, fornecendo informações ricas tanto visualmente, como em conteúdo. Em nossa trajetória, nunca havíamos encontrado uma veia comercial tão direcionada. O resultado veio em forma de propostas e efetivação de novos clientes. A atenção prestada sempre que solicitamos algo novo, sem dúvidas, faz muita diferença”.
Israel Linhares, Gerente de operações da HZ escritório virtual

O problema

Por ser pioneira no seu ramo de atuação, a HZ escritório virtual começou trabalhando sua comunicação com foco na apresentação dos conceitos dos serviços oferecidos. Por isso, desde quando a empresa foi aberta, em 2002, foram feitos investimentos em mídia offline (outdoor, encarte para assinantes do principal jornal da cidade, panfletos em prédios comerciais, entre outros). Também foi contratada uma assessoria de imprensa.

Até 2008, a HZ praticamente não sentiu necessidade de investir em mídia online. A avaliação era que não era preciso usar o Google Adwords, por exemplo, porque a empresa estava sozinha no mercado, poucas pessoas procuravam por seus serviços e a encontravam com facilidade.

No ano seguinte, os reflexos da chegada da concorrência e a necessidade de investir em marketing digital começou a mudar a visão da empresa. De quebra, os modelos de negócios baseados em escritórios virtuais e coworking passaram a ser mais usados e divulgados.

A partir de 2009, houve investimento em Adwords e a contratação de uma agência, sem os resultados esperados. Numa nova tentativa, em 2014, outra agência digital passou a atender a HZ escritório virtual, mas após um ano e meio de investimentos, nenhum contato foi gerado pelas ações desenvolvidas, a maior parte só no Facebook.

Neste cenário, a HZ precisava buscar solução para duas questões. A primeira era gerar negócios usando a mídia digital. E a segunda, encontrar uma agência digital que pudesse compreender suas dores e proporcionar os resultados esperados. Ou seja, aumento no número de contratos fechados mensalmente.

A solução que virou case de marketing digital

Em 2016, por meio de uma indicação, os sócios da HZ escritório virtual entraram em contato com a Infomídia. As experiências anteriores deixaram os sócios um pouco inseguros no início, considerando mais uma aposta, com o resultado ainda sendo uma incógnita. Mas eles afirmam que a Infomídia conquistou a confiança da HZ escritório virtual por conta do atendimento, considerado como ótimo, e pela competência e know-how de mais de 20 anos de mercado de internet.

A Infomídia assumiu toda a gestão do marketing digital da HZ escritório virtual. O trabalho começou com uma análise da presença digital e o apontamento de melhorias nos canais digitais utilizados pela empresa (blog e redes sociais). A partir da definição das personas, palavras-chave e dos objetivos da HZ, a Infomídia preparou o planejamento das ações, além dos conteúdos a serem produzidos.

Usando o RD Station e tendo o suporte da equipe de consultores da Resultados Digitais, a Infomídia desenvolveu inicialmente um plano para os seis primeiros meses de contrato com a HZ. Consistência e frequência foram itens importantes na estratégia. Foram produzidos posts para o blog atendendo todas as etapas do funil de vendas. Além de posts originais, a Infomídia também produziu posts de curadoria, com temas afins ao perfil de negócio da HZ.

Para conversão em leads, o primeiro material rico criado pela Infomidia foi um e-book onde foram apresentadas as vantagens de contratar os serviços de um escritório virtual. O conceito do e-book foi relacionar o escritório virtual como forma de ter menos custos e mais produtividade no dia a dia do trabalho.

Também foi produzido um checklist sobre registro de empresas, para destacar o serviço de endereço fiscal da HZ, além de uma ação promocional dos 15 anos da HZ com a oferta de uso grátis do serviço de escritório virtual. Junto com a produção dos conteúdos, a Infomídia também criou uma rotina para a atualização do Facebook e Linked In da HZ, além do disparo de e-mails (avisos de posts, nutrição de leads e newsletters).

As campanhas de adwords foram totalmente revisadas, com exclusão de algumas e acréscimo de outras palavras-chave, novas configurações, adição de palavras-chave negativas e novos textos para os anúncios, gerando mais leads, oportunidades e vendas, contribuindo de forma significativa para este case de marketing digital.

Conclusão e futuro

A satisfação dos sócios da HZ escritório virtual com a Infomídia está ligada aos números alcançados e à forma como a agência desenvolve seu trabalho, de proximidade com o cliente e foco na geração de novas oportunidades comerciais. Ou seja, a Infomídia conseguiu quebrar qualquer resistência que poderia haver por parte da HZ, por causa das suas experiências ruins com outras agências digitais. Resultado disso é que o contrato da Infomídia com a HZ foi renovado e novas ações de marketing digital já estão em andamento para gerar novos resultados e ampliar este case de marketing digital.

A empresa

A HZ escritório virtual é uma empresa pioneira no mercado em que atua em Florianópolis. São mais de 15 anos atendendo clientes de diferentes perfis e ramos de atividade e que contratam os serviços oferecidos pela HZ:

  • Escritório Virtual
  • Gerenciamento de agenda
  • Locação de salas de reuniões
  • Coworking
  • Auditório
  • Certificação Digital
  • Endereço fiscal

A HZ escritório virtual é cliente da Infomídia Comunicação e Marketing desde janeiro de 2017.

HZ escritório virtual


Quer buscar resultados concretos como estes para sua empresa com ações de marketing digital? Faça contato!

Rolar para cima